terça-feira, 21 de setembro de 2010

Republicando #5

Originalmente em: 16.09.2009

O que é o vácuo?

Ao procurar a definição do verbete, encontrei num site a seguinte definição: "Vácuo significa ausência total de matéria, ou seja, líquidos, sólidos, gases ou plasma. O vácuo no entanto pode ser entendido de diversas formas, pois o vácuo absoluto, que realmente é a ausência total de matéria é apenas teórico, existindo no entanto a remota possibilidade de existir o vácuo absoluto em alguma galáxia distante."

Pois é. Acho que ninguém gosta de ficar no vácuo, com ausência total de amigos, conversas divertidas, atenção, carinho, amizade. Pode não ser a ausência de todos. Pode ser a ausência de uma pessoa, pode ser a ausência de uma amizade especial, pode ser a sensação de falta de reciprocidade. De vez em quando sente-se no vácuo. Porque as situações podem ser entendidas "de diversas formas". E como saber que é vácuo?

Não há como saber. Tudo depende da interpretação. É difícil ter certeza. Mas o tempo pode ajudar a confirmar as suspeitas.

É como quando você quer sair para jantar com alguém; você chama e a pessoa não pode. Chama de novo, e ela não pode novamente. Só que ela nunca o convida. Pode ser que nem passe pela cabeça dela, e não porque não quer. Simplesmente ela não faz isso com ninguém, não quer ser "estorvo". Talvez ache que quando você estiver disponível o convite aparecerá novamente. Só que pode ser que ela não aceite porque não quer e o "estorvo" é você. Ou pelo menos é assim que você se sente. Será que a outra pessoa nunca parou para pensar nisso?

Mensagens sem resposta. Será que a pessoa não recebeu ou será que ela ignorou a sua preocupação? Você pergunta se ela está bem, se vai a tal lugar.. SMS, MSN... Sim, ocorrem uns problemas de vez em quando. Será que na mesma frequência? Mensagens que deveriam ser respondidas, dúvidas, desabafos... Insegurança. Aí você para de mandar. Lembra de coisas que só ela entenderia. E não faz nada. Fica aquele vazio...

O vácuo existe quando você não tem nada em troca, quando sente que tudo o que faz é inútil, desperdício de tempoÉ quando você fica em dúvida se deve ou não agir de certa maneira, e depois que faz acredita ter feito a escolha errada. Escolhas... Falta de racionalidade, escolhas aparentemente simples que podem mudar tudo, podem acabar com tudo. E depois que acaba vem o pior: será que havia algo?

Vácuo também acontece quando a sua presença é indiferente. É quando você se afasta e a pessoa deixa que você se afaste. Pode ser que ela não se importe, pode ser que ache que você tomou uma decisão e isso deve ser respeitado. Talvez o recado já tenha sido dado e você é que não percebeu. Ou até compreendeu e não quer aceitá-lo.

Não importa o que seja. O fato é que de alguma maneira o melhor para a outra pessoa é ficar longe de você. Triste, né? E talvez não haja um motivo. Acontece, oras. Você não sabe o que ela pensa ao certo porque ela não fala com você.

Por que não perguntar?

Por que não conversar?

Por que não falar a verdade?

Porque é para isso que existe o vácuo.



Nenhum comentário: